Bisque é o nome que se dá a qualquer potage de crustáceo (lagosta, lagostim, camarão, caranguejo). É uma ótima forma de aproveitar as pinças e a carcaça da lagosta. O procedimento é praticamente o mesmo. Apenas por uma questão prática, se for usar lagosta ou lagostim inteiros (ao invés das sobras) convém "quebrá-los" antes de levar à panela (separar as pinças e a cabeça do corpo). Se preferir utilizar somente a cauda do "bicho" (o que é mais prático, diga-se de passagem) coloque uns 50% a mais do que a receita recomenda.
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes:
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- 125 g de manteiga
- tomilho
- louro
- 8 lagostins inteiros
- 50 ml de conhaque
- 250 ml de vinho branco seco
- 1 litro de caldo de peixe
- 2 colheres de sopa de arroz
- 150 ml de creme de leite
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Fazer:
- Descasque a cenoura e a cebola e pique-as juntamente com o salsão.
- Derreta 40 g de manteiga numa panela e acrescente a cenoura, a cebola, o salsão, o tomilho e o louro. Doure por uns 5 minutos em fogo médio, mexendo ocasionalmente.
- Acrescente os lagostins, separando as pinças e cabeça da cauda. Doure por 3 minutos em fogo alto, adicione o conhaque e flambe. Em seguida, acrescente o vinho e cozinhe em fogo moderado por 10 minutos.
- Retire somente os lagostins, adicione o caldo de peixe à panela, ferva e acrescente o arroz. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos.
- Enquanto isso, descasque os lagostins. Misture a carne das pinças e cabeças com 85 g de manteiga e bata no liquidificador. Corte as caudas (já descascadas) em pedaços pequenos.
- Passe a sopa no passa-verdura (disco com os furos médios) ou bata no liquidificador.
- Adicione o creme de leite à sopa. Em seguida, acrescente a manteiga de lagostim, aos poucos, mexendo a sopa sem parar. Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Adicione os pedaços de carne da cauda e sirva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário