Aqui vai uma daquelas receitas fundamentais que servem como base para inúmeros outros pratos como bombas, éclairs, churros, carolinas, profiteroles. Mas ao mesmo tempo a chou salgada é uma excelente entrada (pode ser recheada com algum creme salgado) e super fácil de se fazer. Adicionando-se queijo Gruyère temos a famosa Gougère, vista na foto acima, que é a prima francesa do nosso famoso pão de queijo (que por sinal também é uma chou mas feita com polvilho ao invés de farinha de trigo).
A realização não exige muita técnica, apenas um pouco de braço para mexer "energicamente" a massa. O importante é acrescentar a farinha à água fervendo de uma vez só e mexer com bastante força. Depois, fora do fogo, é só acrescentar os ovos, um por um, mexendo bem. É um bom exercício físico.
Rendimento: 20 choux
Ingredientes:
- 75 g de manteiga
- 1 colher de sopa de açúcar
- 150 g de farinha de trigo (peneirada)
- 4 ovos
- 1/2 colher de chá de sal (pode ser omitido se for para usar em doces)
- opcional, 150 g de queijo Gruyère (para fazer a famosa Gougère)
Modo de Fazer:
- Ferva numa panela 250 ml de água com 60 g de manteiga, sal e açúcar.
- Acrescente a farinha de uma única vez. Misture bem com uma espátula até que a massa se solte da panela.
- Tire a panela do fogo e vá acrescentando um ovo de cada vez, misturando bem até que o mesmo seja completamente absorvido antes de acrescentar o próximo.
- Unte uma assadeira com o restante da manteiga.
- Faça bolinhas de massa diretamente na assadeira com uma colher ou um saco de confeitar tomando o cuidado de deixar um espaço entre as bolinhas para que elas cresçam.
- Leve ao forno pré-aquecido a 210C por 15-20 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário