sábado, 30 de abril de 2011

Bacalhau à Gomes de Sá


Este post está atrasado em pelo menos uma semana. De qualquer forma, bacalhau sempre vai bem independente da época. Basta uma rápida procura na internet para observar que se trata de um prato que pode gerar discussões acaloradas. Por isso, não vou aqui dizer que este é o verdadeiro bacalhau à Gomes de Sá (o que faz supor que os outros sejam falsos) mas ao contrário, vou tentar destacar alguns pontos que geram contenda. Um deles diz respeito a "cozinhar" o bacalhau em água fervendo. Na verdade não há nada de errado com isso (esse processo se chama escaldar e é usado para outros peixes). O segredo está em não deixar a água aquecer ao ponto de borbulhar e não deixar escaldar por mais de 5 minutos principalmente porque como com qualquer outro peixe, a carne começará a desmanchar. O segundo é sobre deixar ou não de molho no leite fervendo. Eu sinceramente não percebi muita diferença então acho que é opcional. Só acho que se deixar por muito tempo (3h, que é o máximo sugerido na maioria das receitas) o leite começa a talhar o que requer um enxágue. Por isso eu deixo de molho no leite fervendo por apenas 1h30 (o leite é jogado fora depois disso). De resto é um prato fácil de se fazer, basta caprichar no azeite (quantidade e qualidade) .

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:
  • 500 g de bacalhau
  • 500 g de batatas
  • 200-300 ml de azeite de oliva
  • 2 cebolas médias
  • 1 dente de alho
  • 2 ovos cozidos
  • 1/2 copo de leite fervendo
  • azeitonas pretas
  • salsinha picada, sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer:
  1. Pelo menos 24h antes, dessalgue o bacalhau em bastante água, trocando a água umas 3-4 vezes.
  2. Ferva água numa panela (sem deixar borbulhar) e adicione o bacalhau. Deixe cozinhar por 5 minutos e retire imediatamente. Reserve a água para cozinhar as batatas.
  3. Separe o bacalhau em lascas e coloque o leite fervendo. Deixe de molho por 1h30.
  4. Enquanto isso, descasque as batatas, corte-as em pedaços e cozinhe-as na água do bacalhau.
  5. Descasque as cebolas, corte-as em fatias grossas e doure-as em bastante azeite por 10 minutos. Enquanto isso, descasque os dentes de alho, pique-os e acrescente-os à cebola nos últimos 2 minutos do cozimento. Adicione sal, pimenta do reino e salsinha picada.
  6. Escorra o bacalhau (do leite). Acrescente-o junto com a batata à cebola e misture cuidadosamente.
  7. Coloque essa mistura num refratário. Regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180C por 15 minutos. Enquanto isso, cozinhe os ovos por 10 minutos em água fervendo.
  8. Retire o bacalhau do forno e decore com os ovos cortados em fatias e azeitonas pretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário