sábado, 3 de julho de 2010

Pâte à Génoise (Pão de Ló)

Esta é mais uma receita fundamental. A Génoise é utilizada em inúmeras tortas e bolos. Por incrível que pareça é bem fácil de se fazer. Ela é basicamente um Zabaglione (ovos com açúcar batidos em banho-maria) ao qual se acrescenta farinha de trigo peneirada. Existem apenas dois detalhes muitíssimo importantes. O primeiro é que a temperatura da água do banho-maria não pode ser alta (fogo bem baixo, a água não pode borbulhar). O segundo é que como esta massa não utiliza fermento, deve-se tomar muito cuidado na hora de acrescentar a farinha para que não perca o volume. Utilize uma espátula de silicone e faça movimentos suaves de baixo para cima, girando o recipiente no qual se encontra a massa em sentido horário. O vídeo abaixo ilustra bem esta técnica.



Um outro detalhe é que uma vez assado, o bolo deve ser colocado sobre uma grelha para esfriar.

Rendimento: 1 bolo redondo de cerca de 20 cm de diâmetro

Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 125 g de açúcar (se quiser, misture 8 g de baunilha em pó com 117 g de açúcar)
  • 125 g de farinha de trigo
  • 60 g de manteiga derretida (opcional)
Modo de Fazer:
  1. Pré-aqueça o forno a 180 C.
  2. Misture os ovos e o açúcar num recipiente de vidro resistente ao calor. Leve-o ao banho-maria em fogo bem baixo. Bata por 10 min. utilizando uma batedeira de mão. Uma outra opção é bater por 10 min com um fouet e depois bater por mais 10 min. numa batedeira orbital. A mistura deve triplicar de volume.
  3. Polvilhe a farinha utilizando uma peneira. Misture cuidadosamente para evitar a perda de volume. Se perder muito volume esqueça porque não vai crescer.
  4. Se desejar (ou melhor, se na etapa anterior a perda de volume não foi significativa), acrescente a manteiga (uma dica para evitar a perda de volume é retirar umas 2 colheres de sopa da massa e misturar à manteiga e depois acrescentar tudo isso à mistura) e mexa só mais um pouco.
  5. Unte uma forma redonda de cerca de 20cm de diâmetro, adicione a massa à mesma e leve ao forno por cerca de 20-25 min.
  6. Antes de retirar, faça um teste com um palito de dente, se sair molhado, deixe assar mais um pouco.
  7. Retire do forno, desenforme imediatamente e deixe esfriar sobre uma grelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário