sábado, 8 de maio de 2010

Bacalhau em Leito de Couve


Um dia desses resolvi fazer um bacalhau. A primeira dificuldade foi encontrar uma maneira de tirar o sal do coitado. Nessa busca aprendi algumas dicas importantes, dentre as quais a principal é, não ferva o bicho porque isso retira a gordura da carne e acaba por fazer com que o bacalhau fique seco. De maneira geral, deve-se lavar as postas em um fio de água fria e em seguida encher uma tigela côncava (e grande de preferência) com água, coloca as postas dentro e por tudo na geladeira. O motivo da tigela côncava é que a água salgada (mais densa) se acumula no fundo e se o bacalhau também está no fundo, não tem como de-salgar. Uma das sugestões que eu vi foi de colocar algo que permita deixar o bacalhau suspenso.

Bom, agora vamos ao segundo ponto importante. A troca de água. Recomenda-se trocar a água a cada 4-6 horas, umas 6 vezes. A cada troca vire as postas já que a parte de baixo tende a ficar um pouco mais salgada do que a de cima.

Agora vamos à receita. Eu utilizei couve-portuguesa mas acredito que couve-manteiga também é apropriada. Como a maioria das receitas deste blog, eu fiz o suficiente para 2 pessoas.

Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes:
  • 500 gramas de bacalhau
  • 1 pimentão vermelho
  • 1/2 maço de couve-portuguesa
  • 2 cebolas
  • 3 batatas
  • azeitonas pretas
  • azeite de oliva
  • noz-moscada moída
  • pimenta-do-reino
Modo de fazer:
  1. 1 dia antes, de-salgue o bacalhau.
  2. Pré-aqueça o forno (200 graus Celsius).
  3. Lave o pimentão, retire as sementes e corte em cubos.
  4. Descasque as batatas e corte em fatias bem finas.
  5. Lave e fatie a couve.
  6. Descasque e pique a cebola.
  7. Num refratário, forme uma camada de batatas e salpique com noz-moscada moída.
  8. Em seguida, forme uma camada de cebola picada (reserve um pouco para colocar por cima do bacalhau), outra de pimentão e uma última de couve.
  9. Coloque as postas sobre a couve, salpique com a cebola restante e coloque as azeitonas ao redor.
  10. Regue tudo com o azeite à vontade (pode utilizar bastante, digamos de 100 a 200 ml) e salpique com pimenta-do-reino.
  11. Leve ao forno por 40 minutos. A cada 10 min., regue com o próprio azeite do refratário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário