sábado, 15 de maio de 2010

Massa de Pizza (Receita Italiana, Fininha e Crocante)

Bom, hoje é dia de pizza e nada como uma redonda saída do forno no conforto do lar. Esta receita é de um livro italiano. Para uma pizza bem crocante, é essencial assá-la sobre uma pedra bem aquecida (coloque a pedra no forno com uns 30-40 min. de antecedência). Outras duas coisas importantes são tempo de forno e espessura da massa. Em relação à espessura, quanto mais fina, mais crocante. Em relação ao tempo de forno, deve-se dar uma pré-assada por uns 18 minutos (com o molho de tomate por cima) e depois de colocada a cobertura, deixar por mais uns 7 minutos (25 no total), em um forno a 220 graus. Uma outra dica importante é, para massas finas não coloque muito molho pois a pizza pode acabar se despedaçando.

Segue a receita. É possível fazer duas pizzas de tamanho médio com espessura também média ou três pizzas de tamanho médio com massa fina.

Ingredientes:
  • 500 g de farinha de trigo
  • 2 copos d'água (temperatura morna)
  • 30 g de fermento para pão
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de azeite
Modo de fazer:
  1. Dissolva o fermento em 1 copo d'água. Reserve o segundo copo para trabalhar a massa.
  2. Misture a farinha e o sal num recipiente.
  3. Abra uma cova no meio da farinha e despeje o fermento já dissolvido na água e cubra com a farinha do entorno. Deixe descansar por uns 2 minutos.
  4. Acrescente o azeite e comece a sovar a massa.
  5. Acrescente água gradualmente até atingir o ponto. A quantidade de água varia por isso é importante saber identificar o ponto certo. Basicamente a massa não deve grudar nas mãos.
  6. Forme duas ou três bolinhas de massa conforme a espessura de pizza desejada.
  7. Faça um corte profundo em forma de cruz sobre cada bolinha. Cubra com um plástico e coloque num forno desligado. Deixe crescer até que a massa dobre de tamanho (mínimo de 45 min).
  8. Para abrir, salpique a superfície de trabalho com farinha de trigo e abra com a ponta dos dedos, de dentro para fora.
  9. Para assar, coloque o molho de tomate (as pizzas italianas tradicionais utilizam apenas pedaços de tomate ao invés de molho pronto), um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por 18 minutos. Depois retire, coloque a cobertura desejada e leve por mais 7 minutos.

4 comentários:

  1. Oi Edu e Gi, passei aqui para conhecer o blog e amei! Vcs dois estão de parabéns pela idéia. O blog já está nos meus favoritos. Bjs, Ju

    ResponderExcluir
  2. Po, que legal!
    Essa vou ter que fazer em casa!

    ResponderExcluir
  3. Olha só!!
    Qta receita boa hein du?
    Aiai, queria eu ter tempo de fazer tantas coisas boas assim...hehehe
    Que bom, mais um blog p eu acompanhar
    beejo p vcs!
    Carola

    ResponderExcluir
  4. A receita é parecida com a que eu mostro aqui http://pvwr.blogspot.com/2010/03/como-fazer-pizzas-em-casa.html. Eu não tentei usar pedra na época do forno a gás, fui direto pro forno de pizza, mas como o princípio é o mesmo, me parece ser um substituto econômico interessante.

    ResponderExcluir