É uma carne que contém bastante colágeno e depois de cozida por cerca de 1h30 fica desmanchando e resulta num molho bem encorpado. Pra dar o toque final, depois de pronto, misture umas 3 colheres de sopa de salsinha picada com o suco de meio limão e salpique sobre a carne (esse molho se chama gremolata).
Bom, vamos ao que realmente interessa.
Rendimento: 4 a 6 porções
Ingredientes:
- 1 kg de joelho de vitela (pedaços de cerca de 4 cm de diâmetro)
- 2 cebolas picadas
- 4 tomates sem pele moídos (dá pra substituir por 1 colher de sopa de extrato de tomate dissolvida em 100 ml de água quente)
- 1 dente de alho
- 200 ml de vinho branco
- 200 ml de caldo de carne
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- sal e pimenta-do-reino
- 1 bouquet garni
- 3 colheres de sopa de salsinha picada
- suco de 1/2 limão
Modo de Fazer:
- Coloque a farinha num prato raso, adicione sal e pimenta e misture bem. Passe os pedaços de carne.
- Aqueça o azeite numa panela e doure os pedaços de carne em fogo médio. O segredo para a carne não "entortar" é virar várias vezes (ou seja, dourar cada lado aos poucos).
- Retire a carne, e adicione a cebola. Doure bem. Adicione o vinho, deixe reduzir pela metade, adicione o caldo de carne e o tomate moído. Misture bem.
- Coloque a carne de volta à panela. Adicione o bouquet garni e o alho.
- Cozinhe em fogo baixo por 1h30 (como alternativa dá para levar a panela a um forno pré-aquecido a 200 graus Celsius pelo mesmo tempo). A cada 30 minutos, verifique se o molho não secou. Caso isso ocorra, adicione um pouco mais de caldo de carne.
- Retire a carne, coloque em um prato aquecido. Retire o bouquet garni, aumente a temperatura e deixe o caldo reduzir um pouco.
- Sirva acompanhado de um risoto de açafrão ou de um simples arroz branco, junto com o molho e a gremolata (salsinha picada misturada com suco de limão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário