domingo, 20 de junho de 2010

Fond de Boeuf (Caldo de Carne)

Tudo bem que ultimamente o blog tem andado às moscas, mas pelo menos parte disso se deve à Copa do Mundo. Desculpas à parte, a cozinha francesa é muito rica em molhos e uma boa parte desses molhos são à base de caldo de carne. Por causa disso vale dar uma atenção especial ao mesmo. É claro que é possível substituir este caldo por um caldo pronto (desses em cubinhos) na hora de preparar um molho mas por via de regra se for pra fazer isso é preferível comprar o molho pronto já que o sabor vai ser o mesmo. Dito isto, não é nem um pouco difícil preparar caldo de carne, só leva tempo. Por isso é recomendável fazer em grandes quantidades e deixar guardado (pode ser conservado no refrigerador por até uma semana).

Rendimento: 1 litro

Ingredientes:
  • 1 kg de osso de boi (que contenha tutano)
  • 3 cenouras
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 bouquet garni
  • estragão
Modo de fazer:
  1. Fatie a cebola, a cenoura e o alho.
  2. Leve os ossos de boi ao forno pré-aquecido a 250 C por 10 minutos.
  3. Em seguida, coloque-os numa panela com 1.5 L de água junto com os legumes, o alho e o bouquet garni. Leve à ebulição, cubra e deixe cozinhar em um fogo bem baixo por 1h30.
  4. Retire os ossos e os legumes com uma escumadeira e peneire o líquido.
  5. Adicione o estragão e leve o líquido ao fogo baixo por mais 20 minutos. Peneire uma segunda vez, deixe esfriar e leve ao refrigerador.
  6. No outro dia vai formar uma crosta de gordura. Retire-a e descarte somente quando for utilizar o caldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário