Como esta é a primeira receita de risoto que eu posto, vale a pena deixar algumas explicações. O princípio básico do risoto é refogar o ingrediente que dará o sabor ao mesmo (champignon, frango, etc), reservar, refogar cebola picada, adicionar o arroz (não lavado), deixar que absorva o óleo, acrescentar um pouco de vinho, deixar reduzir e então aos poucos, adicionar caldo de carne ou frango bem quente deixando o arroz absorvê-lo bem antes de adicionar mais. Pra finalizar, acrescenta-se o ingrediente que foi refogado no início e doses generosas de manteiga e queijo parmesão ralado.
A consistência cremosa deve-se principalmente àquele pó que cobre o arroz, por isso o mesmo não pode ser lavado. O ideal é utilizar arroz arbóreo mas seguindo os princípios básicos, ele ficará cremoso ainda que se utilize um outro tipo. Ao contrário do que muita gente diz, ele não deve formar a famosa "papa". Ou seja, a textura deverá ser cremosa mas os grãos não devem se desmanchar.
Segue a receita.
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
- 3 champignons porccinni fatiados
- 3 copos de caldo de frango
- 6 colheres de sopa de azeite de oliva
- 280 gramas de champignon portobello (cortado em fatias grossas)
- 2 dentes de alho, picados
- 1 colher de sopa de tomilho fresco picado
- 1 cebola picada
- 1 copo e meio de arroz arbóreo
- 170 ml de vinho branco
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 copo de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- sal
- pimenta-do-reino
Modo de Fazer:
- Aqueça o caldo de carne, baixe a temperatura e mantenha assim durante todo o preparo do risoto.
- Aqueça a metade do azeite numa panela, adicione os champignons, e refogue-os por 10-15 minutos em fogo baixo. Adicione o alho e refogue-o por mais 2-3 minutos. Adicione o tomilho, sal e a pimenta-do-reino. Retire do fogo e reserve em um outro recipiente.
- Aqueça o restante do azeite na mesma panela, adicione a cebola e refogue por uns 10 minutos em fogo baixo, mexendo constantemente. Adicione o arroz e refogue por 1-2 minutos, até que absorva o azeite. Adicione o vinho e misture bem até o mesmo ser absorvido pelo arroz.
- Adicione o caldo de frango aos poucos, deixando o arroz absorvê-lo bem antes de adicionar mais. A consistência deve ser cremosa durante todo o cozimento.
- Retire do fogo, adicione os champignons, a manteiga e metade do queijo. Misture bem. Salpique com a salsinha e o restante do queijo e sirva.