terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fondant de Laranja


Fondant em Francês quer dizer derretendo. Este nome se aplica a todos os bolos "densos", embebidos de alguma calda. Ao comer este bolo, tem-se a impressão que o mesmo está de fato derretendo, principalmente porque além da calda, a massa leva uma boa dose de manteiga. Não é uma receita que exige muita perícia e cai muito bem com um fim de tarde.

Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes:
  • 2 laranjas grandes
  • 125 g de manteiga
  • 115 g de açúcar
  • 2 ovos
  • 115 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 150 g de açúcar de confeiteiro

Modo de Fazer:
  1. Esprema as laranjas e reserve as raspas de uma delas.
  2. Coloque a manteiga num recipiente e amasse-a com uma colher de pau até obter uma consistência homogênea.
  3. Quando a manteiga estiver bem cremosa, leve à batedeira e comece a bater numa velocidade baixa. Adicione o açúcar aos poucos. Em seguida acrescente os ovos, continuando a bater a massa.
  4. Adicione a farinha, a metade do suco de laranja e as raspas. Aumente a velocidade gradualmente.
  5. Quando a massa estiver com uma consistência homogênea, desligue a batedeira, adicione o fermento e misture cuidadosamente com uma colher de pau.
  6. Unte uma forma redonda de cerca de 20 cm de diâmetro e despeje a massa na mesma, espalhando bem. Leve ao forno pré-aquecido a 210C e asse por 20-30 min (a depender do forno).
  7. Enquanto isso, prepare a calda misturando o suco de laranja restante e o açúcar de confeiteiro.
  8. Quando o bolo estiver assado, retire do forno, e despeje metade da calda sobre ele. Depois que esfriar despeje o restante.

Um comentário:

  1. Achei a bendita da receita, como tem os marcadores lá em cima fica fácil. Edu, onde vc compra açucar confeiteiro aqui em Montreal?

    ResponderExcluir